quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Entre os espécimes dos perissodáctilos incluem-se os eqüinos (cavalos), cujo ciclo evolutivo pode ser bem delimitado por meio de pormenorizados estudos de seus restos fósseis.
Constituem duas subordens: hipomorfos, com uma só família recente, a dos eqüídeos; e ceratomorfos, com duas famílias recentes, a dos tapirídeos e a dos rinocerontídeos.
Na família dos eqüídeos, com um só gênero recente, Equus, incluem-se os eqüinos (cavalos) e os asininos (asnos, zebras, onagros). Essa família, cuja história paleontológica está muito bem documentada, surgiu no período terciário inferior. Nas formas recentes, apresentam um dedo funcional em cada pata. O cavalo (E. caballus) habita planícies abertas ou desertos e, com cinqüenta ou sessenta raças domésticas, foi durante séculos o principal meio de transporte e de tração para o homem. O asno (E. asinus), domesticado para montaria e transporte, é adaptado à vida no deserto, e a zebra (E. zebra), raramente domesticada, é nativa das terras abertas da África.
A família dos tapirídeos, com um só gênero recente, Tapirus, é representada por quatro espécies apenas: T. terrestris, o tapir brasileiro, ou anta, um dos maiores animais terrestres do Brasil; T. roulini, da região dos Andes; T. bairdi, do sul do México até a Colômbia e o Equador, na América do Sul; e T. indicus, do sul da Ásia. Com cinco espécies recentes, distribuídas em quatro gêneros -- Rhinoceros, Didermoceros, Diceros e Ceratotherium --, os rinocerontídeos habitam a Índia, a Ásia e a África.

Características Gerais

São considerados mamíferos que possuem dedos ímpares e se apóiam sobre cascos.
anta
 Por este motivo, são chamados de ungulados (com casco). Como exemplos, temos o cavalo, a anta, a zebra e o rinoceronte.O dedo médio é sempre maior que os outros e por ele passa o eixo do pé.
zebra
zebra
Algumas espécies têm cornos, mas nesta ordem de origem dérmica, sem um núcleo ósseo, ao contrário dos artiodátilos, colocados sobre os ossos nasal ou frontal, em posição média. 
rinoceronte
A parte anterior do crânio dos perissodátilos é alongada e possui uma série completa de grandes dentes(geralmente um total de 44), dos quais os molares e prémolares são hipsodontes nas espécies que pastam, como os cavalos, e braquidontes nas espécies que têm uma alimentação mais variada, como os tapires.

                                                      tapires

Os perissodátilos têm um estômago simples, ao contrário dos artiodátilos, que o têm dividido em várias câmaras, e o seu ceco é grande e com divertículos, onde se dá uma parte da digestãobacteriana da celulose.



Alimentação

São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se apenas de plantas.
Gostam de frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e pastam inclusive sobre plantações de cana, melão, cacau, arroz e milho.
Necessitam muitas vezes de percorrer distâncias consideráveis, até encontrar pasto suficiente para a sua sobrevivência, e água para os seus banhos, necessários para hidratar a pele e para se livrar da nuvem de insetos que os acompanha.

Zebra comendo

Reprodução

 Quase todos os filhotes de mamíferos nascem diretamente do corpo da mãe e em estágio avançado de desenvolvimento, ou seja, já nascem com a forma semelhante à que terão quando forem adultos. Enquanto o filhote está se desenvolvendo dentro do útero materno, recebe nutrientes e oxigênio, através da placenta. Estas substâncias, necessária à sua sobrevivência, chegam ao feto pelo cordão umbilical.

Sistema Respiratório

Possuem respiração exclusivamente pulmonar. O sistema respiratório deles é formado pelos pulmões e pelas vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traquéia e brônquios). Os movimentos de entrada do ar (inspiração) e saída (expiração) são controlados por um músculo que separa o tórax do abdômen: o diafragma.



Sistema Digestivo

O sistema digestivo é completo. Na boca, além da língua, há diferentes tipos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). O estômago é simples, possuem ânus anexos do sistema digestivo: fígado, pâncreas e glândulas salivares. Possuem hábitos alimentares, que estão relacionados com o seu modo de vida, são herbívoros.  Depois de mastigados e insalivados na boca, os alimentos são engolidos e levados até o estômago. Ao passarem por várias transformações, seguem do estômago para o intestino delgado, onde os nutrientes passam para o sangue, através das paredes deste órgão. Assim, as substâncias nutritivas podem ser distribuídas pelo corpo do animal. Os resíduos dos alimentos seguem para o intestino grosso, que absorve a água e forma as fezes, que são mandadas para fora do corpo pelo ânus.



A seguir, como exemplo, o sistema digestivo do cavalo




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Locomoção

 Os perissodáctilos, conforme o grupo, apresentam apenas um ou três dedos, enquanto os artiodáctilos têm sempre um número par de dedos, dois ou quatro. Além dessa redução, produziu-se um reforço nos ossos que restaram e houve um alongamento das extremidades. Esses animais podem correr velozmente e, assim, escapar de seus predadores.
                                                                                                                                                                                              
Cavalo Preto Wallpaper Download

Mais...

O Recinto da Anta
http://www.youtube.com/watch?v=sUdfgCOGTIo


Reprodução dos Cavalos
http://www.youtube.com/watch?v=1HnMiSiHqZI&feature=related